Levantamento feito pela Austin Rating, em parceris com a Istoé, mostra São Caetano, Santo André, São Bernardo e Ribeirão entre os destaques

Paula Cabrera

O ABC emplacou quatro cidades entre as 50 com maior qualidade de vida em levantamento elaborado pela agência Austin Rating, em parceria com a revista Isto É (Editora Três). N o ranking geral, São Caetano despontou na décima colocação, Santo André na 19ª e São Bernardo na 22ª. Já quando é feuta a análise pelo tamanho do município, Santo André e São Bernardo sobem, respectivamente, para 15ª e 17ª, entre as de grande porte. Nas de médio porte, São Caetano pontua na segunda colocação e Ribeirão Pires aparece na 32ª colocação.
A cidade de São Bernardo foi ainda considerada a 4ª melhor do Brasil no quesito qualidade de vida, e ficou atrás apenas de Curitiba (PR), Salvador (BA) e São Paulo (SP). O estudo avaliou os índices de 5.565 municípios brasileiros nos eixos sociais, fiscais, econômicos e digitais. São Bernardo também se destacou em outros 11 indicadores, figurando entre as 50 melhores cidades do País.
Entre as outras categorias em que a cidade foi reconhecida estão: Execução do Orçamento (8º lugar no País), Comércio Exterior (12º), Indicadores Econômicos - Geral (17º), Indicadores Digitais - Geral (18º), Acesso Digital ao Conhecimento (18º), Habitação (19º), Mobilidade Digital (25º), Mercado de Trabalho (27º), Indicadores Sociais – Geral (33º) e Capacidade de Arrecadação (47º). No ranking geral das melhores cidades do Brasil, São Bernardo ocupa a posição de número 22. Considerando apenas as cidades de grande porte, o município sobe para a 17ª colocação.
Nos indicadores econômicos gerais, São Bernardo foi a melhor colocada entre as cidades da região metropolitana, à frente, inclusive, da Capital. De acordo com o prefeito Orlando Morando, o bom desempenho do município no estudo é resultado das políticas públicas implementadas desde 2017.
Já Ribeirão Pires se destacou ainda na Responsabilidade Social, o que levou a cidade a ocupar a 5ª posição no ranking. Nesse quesito, a Estância apresenta políticas públicas de excelência para o desenvolvimento e apoio social, econômico e ambiental.
O campo digital também colocou a cidade na 22º colocação da cidade no ranking de Melhores Indicadores Digitais e 17ª em Mobilidade Digital. Os fatores que contribuíram para esse desempenho podem ser atribuídos à contratação de nova empresa que está qualificando a conexão de internet banda larga em todo o município, além da aprovação da Lei das Antenas, que já está preparando a cidade para a chegada da tecnologia 5G.