A Casita promove Semana do Parto Normal com atividades online e gratuitas

Serão 11 encontros para abordar diferentes temas ligados ao parto, todos de maneira remota; veja como participar

Paula Cabrera com agências

Estar grávida é uma mistura de sensações e preocupações. Sem dúvida, todos os cuidados que cercam o parto são muito explorados pelas futuras mães e, nos últimos tempos, o parto normal e seus benefícios entraram em pauta entre boa parte das gestantes, mas no meio disso, a pandemia acabou por afastar as grávidas de programas e instituições que possam ajudá-la a conhecer e se preparar para esse momento.

Para auxiliar gestantes, A Casita, instituição de Santo André que promove cursos e aulas para gestantes e famílias, realiza uma semana inteira dedicada a informar, conscientizar e empoderar as mulheres em busca do parto normal. Entre hoje, Dia do Parto Normal, e segunda-feira (5/10) serão realizadas atividades on-line de conscientização e informação.

“O objetivo principal é fazer as pessoas refletirem, pesquisarem e se informarem através de fontes seguras sobre o que é de verdade o parto normal e, consequentemente, a assistência humanizada” diz a psicóloga Carla Capuano, idealizadora da A Casita e uma das organizadoras da campanha. “Nem todas as mulheres terão um parto normal, mas isso não as impede de ter uma experiência segura, respeitosa e prazerosa”, completou.

O Dia do Parto Normal foi instituído no Brasil em 2019 por profissionais de saúde ligados à humanização do parto. Eles sentiram a necessidade de difundir tudo que cerca o parto normal e a devolução do protagonismo da mulher neste momento. Este é o segundo ano em que a A Casita prepara atividades para marcar a data.

Na programação estão lives e apresentações de profissionais sobre como as mulheres podem aumentar suas chances de ter parto normal, indicações reais de cesariana, parto em casa, o papel do pai e da rede de apoio, como se preparar para um parto normal, entre outros.

Ao todo, serão 11 encontros gratuitos para quem já está grávida ou pensando em engravidar.  “O objetivo é apresentar os caminhos para um parto respeitoso, além de dados científicos e curiosidades, através de encontros virtuais (Google Meet) com profissionais ligados à humanização do nascimento, mães, pais e familiares”.

O encontro dessa terça-feira começa 19h, pelo instagram da Casita e também no perfil da obstetra Andrea Rebello. O tema será “como aumentar suas chances de parto normal”. Já as 20h30, uma segunda conversa acontece com informações sobre como identificar quando uma cesárea é realmente necessária. Essa roda trará para a conversa uma pediatra, uma doula e duas mães que contam suas histórias do parto.

Os próximos encontros acontecerão de forma mais intimista, por meio de inscrição prévia pelo whatsapp dA Casita , e conversas pelo Meets.

A programação está disponível no feed dA Casita.